ORI = Derivado de "ORU", verbo DOBRAR, em japonês

KAMI = PAPEL, em japonês

Associando estas duas palavras, temos: 

ORI + KAMI = ORIGAMI

Portanto, a palavra ORIGAMI, significa dobradura feita com papel.
 

Breve Histórico

A invenção do papel há cerca de 2.000 anos possibilitou aos japoneses criarem a fascinante arte da dobradura – origami – que reúne ricas simbologias, retratando a história e o folclore do Japão. 

Segundo os historiadores, durante a antiguidade “kodai”, Era que antecede a Medieval japonesa, Estado e Religião eram únicos e o origami era empregado, então, somente em ocasiões como coroação, casamento, funeral e festivais.

O origami se tornou mais popular a partir da Era Heian (794-1192) e atingiu o auge durante o período Muromachi (1338-1392), quando foram criados cerca de 70 tipos de dobraduras. São remanescentes dessa época, as dobraduras do sapo, grou (tsuru), navio, cesto, balão, homem e lírio.

Como recurso didático, o origami teve seu valor reconhecido na Era Meiji (1868), quando foi introduzido no jardim de infância e nos primeiros anos do curso primário. A partir da Era Taisho (1912-1926), começou a surgir os papéis coloridos e quadrados, de aproximadamente 15cm, difundindo ainda mais os origamis recreativos e educativos.

Atualmente, o origami tem-se revelado como um importante auxiliar no ensino básico da geometria além de desenvolver a capacidade motora e criativa do indivíduo.
 

Fonte: Horiuchi, Kazuko; “Origami em Calendário”; Fundação Japão